Conceito

Verdade Confiança Bem Estar Liberdade Produtividade


Verdade Radical no trabalho (VRT) é uma forma de comunicação direta, ágil , transparente e sincera , gerando confiança , bem estar , liberdade e produtividade no trabalho. O processo VRT estabelece um tipo de comunicação simples, de linguagem descritiva, sem meios termos , sem simbolismos, sem palavras avaliativas, sem descrições sofisticadas ou manipuladas, sem meias voltas, sem fantasias. É a verdade em primeiro lugar e a liberdade de expressão sempre nas relações de trabalho.

VRT é uma maneira de ser eminentemente prático, pois ninguém mais precisará fugir de seus medos em ser coerente, de não falar a verdade no ambiente de trabalho e de ser punido. Ninguém mais precisará ser auto policiado estressando-se em tentar lembrar dados , histórias e afirmações inverídicas utilizadas anteriormente.

VRT leva a uma comunicação direta, onde cada pessoa vê , sente ,ouve, percebe e fala sempre no presente pois não há necessidade de se inventar absolutamente nada. É a pratica do comportamento transparente no trabalho gerando equilíbrio nas emoções em cada pessoa. A única e digna preocupação está relacionada com a exatidão dos fatos e dados. A energia de cada pessoa passa a ser canalizada para o bem estar, para o bom desesempenho e produtividade , ganhando com isto as pessoas e a organização. A insegurança das pessoas nas organizações estimula comportamentos falsos, inverídicos, manipulados, sem transparência, comprometendo os resultados, o desempenho e gerando mal estar físico e emocional nos empregados.

VRT substitui a verdade circunstancial pela verdade permanente nas atividades de trabalho.Cada trabalhador poderá nas relações de trabalho dizer sim ou não quando desejar, eliminando-se qualquer probabilidade de dizer sim quando queria dizer não e de dizer não quando queria dizer sim.

VRT está sustentado por estudos e práticas oriundos da Psicologia Social e estruturado com táticas que levam a mudanças e principalmente pelo principio de que somente há confiança entres as pessoas se os relacionamentos entre elas estiverem embasados na Verdade absoluta.

Onde há liberdade para as pessoas colocarem suas opiniões e sentimentos, sem qualquer tipo de censura e medo, sempre haverá espaço para o diálogo para o respeito, para a inovação e para a maximização do desempenho no trabalho.

Perguntas freqüentes

Verdade Radical no Trabalho responde as perguntas freqüentes ocorridas com as pessoas nas relações de trabalho como :

» É seguro dizer a verdade nas relações de trabalho?

» Por que as pessoas têm um comportamento falso no trabalho?

» As inverdades geram estresses?

» Integridade fere sentimentos?

» As organizações manipulam, são transparentes, praticam o que pregam?

» É possível ser sincero com os outros e não consigo mesmo?

» Falar sempre a Verdade no trabalho gera demissão?

» A sociedade em que vivemos é um grande modelo de transparência e de sinceridade para as organizações?

» Ser sempre sincero traz benefícios para as pessoas e organizações?
   


Há paternalismo na sua Empresa?

Sim
Não